A Necessidade
A análise pericial nem sempre acontece em um processo judicial. Algumas vezes, ela pode ser solicitada para identificar algum problema e/ou melhorar algum processo produtivo. Um exemplo de perícia assim é esta que realizamos em fornos para granalha.
Neste caso, a indústria de produção de granalhas havia contratado a entrega de fornos industriais para produção em massa. Após a entrega, surgiram dúvidas sobre produção e qualidade, demandando uma análise pericial dos fornos e linha de produção para identificar onde estava o problema.
Processo Pericial
O processo pericial consistiu em analisar a implantação, histórico de manutenções, modificações de peças e setups dos fornos para produção de granalhas
1
Inicialmente realiza-se a verificação de linha de produção, entregas iniciais dos fornos, instruções de fabricação para granometria de material, produtividade/hora forno e consumo energético.
2
Sequencialmente é realizado o setup indicado por ambos os técnicos para produção de amostragem do material, sendo levado ao laboratório para identificação qualitativa.
3
Durante o processo de produção da amostragem a cadeia produtiva é analisada como um todo, levando em consideração matéria prima utilizada, linha produtiva, temperaturas de trabalho, pesagem de material e resultado final
Laudo
Por fim, o Laudo Pericial visa constatar se a falha produtiva encontra-se na linha, material e padrão exigido ou se o equipamento entregue não atende as demandas produtivas solicitadas.