A Necessidade
Um investidor contratou uma construtora para realizar a construção completa de três casas geminadas. Com a obra finalizada, o “Habite-se” foi negado por conta da divergência entre o projeto aprovado e o que fora executado pela construtora. Foi então que o investidor contratou nossa equipe para investigar quais foram os pontos responsáveis pelo problema. O processo pericial consistiu em analisar a implementação e a execução do projeto, constatar vícios construtivos e verificar a regularização junto ao órgão público. Para tal, nosso trabalho abrangeu a análise completa na obra, verificando problemas de construção, custos para regularização, avaliação mercadológica e auditoria orçamentária para ajuizamento de ação. No laudo pericial final, listamos todas as falhas presentes nas casas geminadas. Além disso, apresentamos os custos necessários para realizar a adequação de obra, o valor de mercado atualizado das casas, o orçamento para recuperação de vícios construtivos e os passos a serem seguidos para a regularização do imóvel perante o órgão público.
Processo Pericial
O processo pericial consistiu em analisar a implantação, execução do projeto, execução do empreendimento, constatar vícios construtivos e regularização junto ao órgão público.
1
Inicialmente realiza-se a verificação de toda documentação apresentada, aprovações junto ao órgão público já realizadas e visita in loco para levantamento patológico
2
Ainda no levantamento em campo é realizada a medição para quantitativo objetivando a recomposição de orçamento e avaliação mercadológica. Também se faz necessária a verificação de implantação das edificações conforme projeto.
3
Ao realizar todas as constatações de campo, leva-se as informações a escritório/laboratório para análise e inicio de Laudo Pericial e readequação de projeto para conquista do habite-se completo, possibilitando a comercialização das edificações.
Laudo
Por fim, o Laudo Pericial visa constatar se as falhas entregues pelo construtor/empreiteiro e profissional técnico habilitado, apresentando custos de adequação de obra, valor de mercado, orçamento para recuperação de vícios construtivos, regularização do imóvel perante o órgão público e apresentação em laudo de causas e efeitos.