A Necessidade
A perícia teve como objetivo analisar e constatar o colapso parcial da estrutura de contenção que dividia os dois imóveis, trazendo perigo ao vizinho em circulação próxima da estrutura e alvenarias da residência próximas ao muro.
Processo Pericial
O processo pericial consistiu em analisar estruturalmente o muro de contenção, as cargas aplicadas e metodologia construtiva para identificar as causas que levaram ao efeito de colapso da estrutura e necessidade de escoramento.
1
Inicialmente realiza-se a verificação de dimensão da estrutura (comprimento, altura, espessura) e demais características físicas como desnível entre imóveis, inclinações de rampas e materiais utilizados para aterramento.
2
Na sequencia é aplicada a prova de carga geradora de estresse na estrutura, inclinação do muro (desaprumo) e levantamento dos elementos construtivos. Com a utilização de equipamento encontram-se as armaduras da estrutura para utilização em base de cálculo.
3
Em escritório, após levantamento de campo, realiza-se a engenharia reversa para identificar o dimensionamento da estrutura e as cargas que combinadas trouxeram o colapso do muro de contenção.
Laudo
Por fim, o Laudo Pericial constatou a não existência de projeto estrutura, ensaios de solo e dimensionamento da estrutura de contenção. Verifica-se também a má execução de aterro e inexistência de drenagem na estrutura, bem como não previsão de utilização de rampa do imóvel vizinho por caminhão o que acarreta em maior movimentação da estrutura, sendo indicada a demolição completa e realização de nova estrutura com projeto e acompanhamento técnico.