Portfólio

Deslizamento e Detonação de Rocha

A Necessidade

A perícia teve como objetivo analisar a detonação e deslizamento de rochas em obra de regularização de talude e estabilização de encostas após os acontecimentos de 2008.

Processo Pericial

O processo pericial consistiu em analisar o projeto de topografia, terraplanagem e serviços associados as necessidades apresentadas, que posteriormente, acarretaram em deslizamento de maciço rochoso com impacto em residência unifamiliar e colapso da mesma.

1

Inicialmente realiza-se a aerofotogrametria com Drone de toda área afetada, visando identificar os caminhamentos de deslizamento e perfil topográfico atual.

2

Na sequencia lança-se a aplicação do levantamento de campo dos maciços rochosos, indicações de carregamento de explosão para separação e movimentação das rochas, bem como perfuração dos maciços para aplicação da carga.

3

Em escritório/laboratório realiza-se toda consulta de documentação, autorizações junto ao Exército Brasileiro  para demolições e análise de projetos e alvarás apresentados.


Uma das etapas de verificação se da pelo levantamento de pontos de perfuração no maciço para identificação de diâmetro e levantamento de carregamento
Fotos aéreas demonstram os caminhos abertos pelo deslizamento das rochas e caminho d’ água construído, mantendo o percurso visível ao longo dos anos.
Com o deslizamento de solo e rochas a edificação unifamiliar (casa) se tornou inabitável pelo risco de maiores desmoronamentos e instabilidade da encosta

Laudo

Por fim, o Laudo Pericial constatou a divergência entre autorizações apresentadas em quantidade de área e serviços realizados, bem como metodologia aplicada, falta de documentação de detonação, falta de acompanhamento de engenharia e critérios qualitativos de execução visando a viabilidade operacional de estabilidade do talude.