A Necessidade
O proprietário de um imóvel foi “encavalado” por uma edificação construída sobre um traçado de via projetado, impossibilitando o uso do mesmo por construção de casas geminadas sobre o acesso do mesmo.
Processo Pericial
O processo pericial objetivou identificar as divergências de medições topográficas realizadas por equipes de assistentes técnicos contratados, uma vez que puxando de pontos de amarração opostos, uma medição se sobrepõem sobre a outra
1
Inicialmente realiza-se a implantação da antena do RTK, este ato pericial é obrigatório a ser georeferenciado. O processo inicial de levantamento se faz em todo o loteamento, passeios, vias, testadas de todos os imóveis e ruas lindeiras até as vias principais e loteamentos vizinhos.
2
Ainda em campo, com a utilização de Drone, registra-se a aerofotogrametria, para posterior comparação com levantamento topográfico e evolução de aerofotogrametria já realizado pelo município. A consulta a cartografia da cidade é extremamente essencial nesta fase, uma vez que necessita-se identificar as áreas já consolidadas ao longo dos anos.
3
Verificando que a consolidação e alteração dos traçados ao longo dos anos não tiveram bruscas alterações, bem como geometria do traçado consolidada a mais de décadas, se da sequencia ao trabalho pericial de consulta em documentação e medição realizada.
Laudo
Por fim, o Laudo Pericial apontou a evolução e consolidação dos traçados, bem como incongruências na locação do loteamento e lotes deslocados, amarrações com loteamentos vizinhos e vias principais, apontando também os registros de lei das vias traçadas e prolongamentos existentes, possibilitando conclusão lucida e embasamento para decisões.