A Necessidade
Esta ponte localizada em Timbó/SC apresentava pontos de danos estruturais, além de estar há um longo período sem manutenção preventiva. Aqui, fomos contratados para saber qual era o real estado da ponte e qual a recuperação necessária para que voltasse a ser segura.
Processo Pericial
No trabalho pericial verificamos quais eram as manifestações patológicas presentes na estrutura, tanto na de concreto quanto na de aço. Para maior efetividade, separamos o processo em 3 etapas:
1
Fizemos o levantamento das dimensões e dos dados cadastrais da estrutura, como sistema de construção, vínculos, etc.
2
Na sequência, realizamos as constatações das patologias em campo, tais como exposição de armadura, fissuras, trincas ou rachaduras, oxidações nos elementos estruturais e demais manifestações de problemas estruturais.
3
Após constatações de campo, levamos as informações para a confecção do laudo pericial, apontando as manifestações patológicas, causas, efeitos e metodologia correta de recuperação, além de um plano de manutenção.
Laudo
Por fim, o Laudo Pericial apontou as diversas manifestações patológicas existentes na estrutura da ponte, demonstrando causa e efeito bem como metodologia de recuperação e plano de manutenção preventiva